segunda-feira, 24 de maio de 2010

PERIGOS PROFISSIONAIS....que não sabemos...rs....pq somos arteiras demais!!!! e curiosas

NA COSTURA.

Aqui falamos de coisas bonitas, de artesanatos, mas não falamos dos perigos que isso nos coloca, cheiro de tintas fortíssimas, costurar com agulha na boca, ou comer durante o periodo que está costurando, quando estudamos em escolas Tecnicas, eles nos ensinam o quanto é importante a segurança....na minha área, as costureiras, só podem usar sapatos ou sandalias presas nos pés e nunca rasteirinhas, colares nem pensar, enrolam na maquina, ou no pé da agulha, costurando o dedo, cabelos só preso, porque pode ocorrer o mesmo no caso da bijouteria, prender na correia da maquina.

NO ARTESANATO.

No uso de tintas, devemos usar máscara, principalmente se for spray, usa-lo em ambientes abertos, cobrir tudo que está a volta, pq fica um pó indesejado na cor que vc estará usando, essa tinta se exaladas grudam nas paredes dos pulmões, podendo prejudicar a pleura, esses cuidados todos são para profissionais e nós meramente "arteiras" fazemos sem o devido cuidado, ficamos empolgadas e pintamos os móveis, lixamos e usamos mesmo em quantidade pequenas, exalamos esses cheiros e é perigoso.


ARTESANATO EM TECIDO (AGULHAS MANUAIS)

Cuidado com alfinetes no chão, ou mesmo , a mania de colocar agulhas no peito, na roupa, hoje temos máquinas de lavar, cai na maquina e estraga mesmo a maquina e cuidado ao lavar nas mão, já tivemos casos de limpar o chão com o rodo e o pano e ao torcer o pano o alfinete adentrar no punho, causando graves danos na articulação da mão e houve casos de morte, colocar o pão na mesa de trabalho e uma agulha de mão grudou no miolo do pão e que ela deixava para comer por último (era mais gostoso), engoliu a agulha e essa pessoa infelizmente veio a falecer.

DONAS DE CASA DE PRIMEIRA VIAGEM. (NOIVAS)

Sabemos que a limpeza é necessária, mas jamais sair misturando produtos, tem produto adequado para cada tipo de limpeza, cuidado com venenos que matam insetos baratas em excesso e em ambientes fechados matam pessoas e crianças também e os produtos em excesso intoxicam, começam com vômitos, ou alergias sérias, pois nunca usaram tais produtos, vá devagar com a limpeza e para quem é mãe de primeira viagem idem, remédios em lugares altos, panelas (não as coloque na beirada do fogão) recentemente 30 anos de casada, pela primeira vez queimei a mão, coando café, tombou, não gosto de cafeteira, e a água do coador e não da panela tombou na minha mão, pouca água, mas o suficiente para uma queimadura, não grave, mas doeeeeuuuu.......sério

CRIANÇAS.

Cuidado ao fazer artesanatos perto delas, elas podem ingerir ou exalar cheiros de verniz, tinta, poeiras de paredes lixadas, móveis e provocar alergias, quando usar escadas para pendurar plantas, as retire do lugar, criança é danada pra subir escadas e cair, pessoas que fazem bijouterias, toda pecinha devolvida nas caixinhas para que elas não a engulam ou coloque nos ouvidos, nariz......

Decidí escrever isso porque fiz um comentário num blog amigo e me sentí mal, fiquei pensando vão pensar que sou má, ou jogando um balde de água fria em uma empolgação tão bacana, mas foi justamente o contrario, tenho 52 anos e sei mais rsssss.....já fui muito arteira.....já aprontei todas.....rssss.......meu marido fica.....cuidado......e aí explica seus motivos que as vezes não penso.

Beijos

Gil

4 comentários:

  1. Gil!
    Não se sinta má..sua dica foi ótima imagina quanta gente você não alertou com o comentário.
    Eu não me senti desmotivada não aliás, me senti muito mais motivada, no final de semana vou comprar a minha máscara..vc me ajudou e muito.
    Eu quero fazer arte mas tbem quero ser saudável né?
    ótimas as dicas..
    Obrigada!
    Karina

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, é sempre bom alertar porque pequenos acidentes podem ocorrer e podem ser evitados com pequenas prevencões.
    Bjs
    Janeisa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Ká, fiquei emocionada, quando vc voltou aqui pra escrever e aliviada também.....saúde é tudo, temos que cuidar e prevenir .......bjks....Gil

    ResponderExcluir
  4. é sempre bom Janeisa, a gente se empolga e já me enrosquei fazendo artes, então nada como alertar....bjks....Gil

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails