quarta-feira, 30 de março de 2011

Já comprou uma roupa que encolheu....saiba porque, ou ficou torta no corpo, também saiba porque.......


Este processo é muito importante para que sua roupa não fique torta, antes de cortar uma grande quantidade de tecido, vc precisa cortar 1,50 mais ou menos de tecido e pendura-lo ou mesmo esticando nos braços se ele for para um lado só, não passou pelo processo de ramavem adequadamente, já teve a impressão que vc andava para um lado e sua calça torcia as pernas, pois bem, foi cortado no fio errado.

Daí a importancia de saber sobre o Fio do tecido.

ourelas tem que ficar paralelas, ourelas são as laterais do tecido.

Leia sobre o processo de ramagem e entenderá...


Ramagem


Processo em que os tecidos são presos somente pelas ourelas (laterais) e passam por uma estufa para secagem e/ou termofixação, sem sofrer nenhum contato em suas faces, resultando que o tecido saia sem variação em sua largura.

O processo de termofixação é realizado em tecidos de fibras sintéticas (termoplásticas) para orientação dos polímeros nas fibras, fazendo que os fios se estabilizem na maneira em que se encontram na ligação do tecido, fixando a estrutura dimensional do mesmo (largura, gramatura).

Sanforização


Voce já usou uma roupa que encolheu horrores, leia mais sobre o processo de Sanforização.

Toda malha deve descansar antes de cortar, de uma noite para o dia seguinte, só assim ela poderá ser cortada, dá tempo de voltar ao normal, a peça está esticada, descansando sobre uma mesa, ou simplesmente desenrolada, vc não corre o risco de comprar uma camiseta M e na hora de lavar transformar em P, o mesmo ocorre, principalmente com tecidos de algodão, encolhem muito e devem passar pela Sanfonização.....caso contrario sua roupa orre o risco de ficar menor


Processo de encolhimento mecânico do tecido no sentido do urdume (comprimento).

Durante a construção dos tecidos os fios estão tensionados, fazendo que o tecido construído também saia da mesma forma tensionado, e um tecido confeccionado dessa maneira sofre grandes encolhimento durante a lavagem caseira, dessa maneira por exemplo seria necessário comprar uma calça maior que o tamanho da pessoa, para após a lavagem ela servir.

Para evitar esse transtorno e as lojas poderem vender as peças de confecção pronta para o uso o tecido precisa ser encolhido antes de ser confeccionado.

A Sanforizadeira consiste em uma máquina que faz esse encolhimento no sentido do urdume do tecido.

Dependendo do tecido pode entrar na máquina 100 metros e sair 85 metros, por esse motivo teve sua popularização dificultada no começo de sua comercialização, devido aos industriais pensarem que estavam perdendo produção, venderiam menos metros de tecido e ganhariam menos dinheiro. Diminuindo o comprimento do tecido e mantendo a sua largura conseqüentemente sua gramatura (peso por m²) aumenta.

Processo comum em tecidos de algodão.

2 comentários:

  1. Essa "coisa" de cuidar do fio é uma das mais importantes mesmo - e não é tão simples, né? E é muito comum ver confecções com problemas em função disso! E, referente ao encolher - o pior é que, mesmo lavando o tecido, parece que continua encolhendo depois!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha avó sempre me ensinou a colocar o tecido de molho em água de um dia p/ o outro e depois por p/ escorrer no varal, essa técnica ajuda bastante.
    Qto ao algodãozinho o tempo de molho é de 72horas.
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails