quinta-feira, 3 de março de 2011

Jóias de PET...reciclagem da Pet, tecidos e jeans de pet....A camisa do Corinthias é de tecido Pet

Estou com esta imagem na cabeça há varios dias quando ví no blog da Kamila









São joias...fonte.....kamilanascimento.blogdpot.com



















AS CAMISAS DO CORINTHIANS SÃO CONFECCIONADAS COM TECIDOS DE GARRAFAS PET



Tecido é nova opção para reciclar garrafas PET
Publicado por Victor Tagore
Por Alan Meguerditchian
Calças e paletós confeccionados a partir de tecidos criados do reaproveitamento das fibras de poliéster das garrafas PET e dos retalhos de algodão.



Por meio desta idéia, os alunos da Escola Senai “Francisco Matarazzo” de São Paulo (SP), pretendem diminuir o impacto ambiental causado pelos produtos PET, aumentando assim o seu índice de reciclagem, que hoje é de 48%, e aproveitar retalhos de algodão, que na maioria das vezes são descartados.
A produção do tecido ocorre a partir da fiação das tiras cortadas das garrafas PET e da fiação das tiras de algodão.


Os fios obtidos formam tecidos resistentes e de bom isolamento térmico, “indicados para a produção malhas comercialmente viáveis, a partir de uma tecnologia simples e de baixo custo”, explica a estudante Sheyla Constantino.
Por meio desta produção, as cooperativas que trabalham com a reciclagem das garrafas PET poderão ampliar sua atuação ou novas cooperativas poderão surgir.
http://aprendiz.uol.com.br/content/swepulomov.mmp






Publicado por Thiago Silvestre


Utilizadas principalmente por indústrias de refrigerantes e sucos, as garrafas PETs movimentam hoje um mercado que produz cerca de 9 bilhões de unidades anualmente só no Brasil, das quais 53% não são reaproveitadas.

Com isso, cerca de 4,7 bilhões de unidades por ano são descartadas na natureza, contaminando rios, indo para lixões ou mesmo espalhadas por terrenos vazios. Entre 1995 e 2005, a produção de PET, o plástico politereftalato de etila, para a fabricação de garrafas subiu de 120 mil toneladas para cerca de 374 mil toneladas, alavancada principalmente pela indústria de refrigerante.
Agora, o que tem despertado a preocupação de ambientalistas e autoridades ligadas ao setor é o interesse crescente de fabricantes de cerveja por esse tipo de embalagem.


Duas pequenas empresas já usam o produto para comercializar chope em São Paulo, e uma terceira, em Recife, está testando resina plástica para embalagem de cerveja.


Segundo a engenheira química Renata Vault, seriam necessários mais 4,5 bilhões de garrafas para atender à demanda das cervejarias.
Além do problema com o descarte das unidades na natureza, especialistas chamam a atenção para o fato de hoje não haver responsabilidade jurídica sobre a destinação do material por parte de quem fabrica ou consome PETs. Diferentemente do que acontece com latas de alumínio, que pela reciclagem voltam a ser latinhas, PET não pode ser transformado novamente em garrafa.
Apesar de 53% da produção ainda não ser reaproveitada, especialistas também lembram que a própria reciclagem não é a melhor opção.


“A reciclagem tem um custo muito alto para o ambiente”, diz Renata Vault, que também é autora do livro Ciclo de Vida de Embalagens para Bebidas no Brasil. Para fazer a reciclagem do excedente atual, seriam necessários 224 milhões de quilowatts por hora de energia elétrica e 120 milhões de litros de água.


“O ideal seria a redução do uso deste tipo de embalagem”, afirma Renata.


Sobre o baixo índice de reciclagem, a engenheira diz ser difícil dimensionar se é decorrente da falta de capacidade das recicladoras ou da dificuldade de coleta.



2 comentários:

  1. NOOOSSA GIL É DE PET? QUE LINDOS TRABALHOS QUEM DIRIA NÉH? AQUI EU NÃO POSSO VER UMA PET QUE TACO NO LIXO , VÊ NÉ COMO TUDO É UMA QUESTÃO DE CRIATIVIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Oie Gil acho que voce colocou nome errado blog, voce me pediu p/ colocar imagens e deu credito blog da Kamila e ela não tem postagem seu blog.
    Meu link postagem:
    http://wwwzfestetica.blogspot.com/2011/02/do-lixo-ao-luxo.html

    bjus!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails