sexta-feira, 4 de março de 2011

Tecnicas de iluminação na decoração......como funciona nosso olhar ao entardecer e ao amanhecer....é curioso.....












fonte: changerdedecor.canalblog.com

Eu sempre quis fazer um post que a noite chega de mansinho e mostrasse a importancia da iluminação, que mostrasse na casa este ar íntimo, gostoso,

aconchegante, luzes indiretas, aqui não é o caso, está no ar o romance, as velas.

É na noite que chega o cansaço, que vontade de me jogar naquele cantinho que tem a poltrona, para ler um bom livro, ou apenas ficar quieta.

A noite tem um pouco de melancolia, nostalgia.

É a hora do descanso ou do romance.

Mas também é a hora da reflexão, do travesseiro macio, da cama limpa,

com cheiro de lavanda.

São cuidados que nós donas de casa temos e que na hora de sentir este conforto ninguém lembra, da roupa lavada, passada.

O sono chega, passa em instantes na memória o seu dia, que tem que valer a pena.

Rsss....no dia seguinte tem mais roupa pra lavar....rsss

Não resistí....rsss

Mas a noite esconde nossas imperfeições, nossas rugas...

Ficamos mais bonita.

Com a intensidade da luz mais baixa, os 5 sentidos ficam em estado de alerta.

Tudo é mais bonito, mais tranquilo.

A luz de vela apagou e vamos do lado pratico, dou a dica para ler a matéria inteira do link no final do post, pois aqui só coloquei parte da matéria.


Iluminação para decoração, conceitos e técnicas


Neste artigo, vou falar sobre a iluminação de espaços externos e a também sobre a iluminação de ambientes que devem ser valorizados.
Primeiramente vamos falar sobre como a vida é guiada pela luz, tanto os animais quanto os seres humanos precisam de luz para viver e inconcientemente a temperatura de cor da iluminação regula nosso organismo. O espectro de luz visivel é composto de um largo campo de luz em sete cores diferentes que são as mesmas cores do arco-iris.

Em um ambiente normal o ser humano tem seus habitos diurnos e descança a noite, por este motivo é que precisamos de luz para enxergar e realizar nossas tarefas.
Em um ambiente selvagem, o horário de maior atividade humana seria o composto entre 10:00 da manhã e o de 16:00 sendo que no amanhecer e no entardecer devemos estar mais aconchegados despertando ou nos preparando para o dormir, isso é diretamente influenciado pela luz do dia.

Repare de manhã e a tarde a luz do sol é mais alaranjada e vai ficando branca até atingir o seu apice por volta das 10:00 e após as 16:00 vai novamente ficando alaranjada e até mesmo avermelhada isso é a temperatura de cor e as lâmpadas tentam imitar essas temperaturas.
Uma lâmpada como a Incandescente tem uma temperatura de cor mais baixa, ou seja, é mais indicada para ambientes mais aconchegantes como quartos e salas, já uma lâmpada de mais alta temperatura como as Fluorescentes ou HQI são mais indicadas para lugares de alto desempenho como por exemplo cozinhas, quadras, garagens e outras

Recepção e Sala:

Utilize lâmpadas tipo Dicroica com iluminação indireta, abatjoures e arandelas sempre são bem vindos principalmente se utilizarem lâmpas HALOGENAS PALITO pois devido a sua temperatura de cor são muito aconchegantes e podem ser controladas em intensidade.


-Sala de Jantar:

Prefira lâmpadas Dicroicas ou BIPINO com refletores diretamente sobre a mesa, mantendo-a bem iluminada, o resto do ambiente poderá ser iluminado somente com refração da luz principal ou arandelas de luz indireta e lâmpadas incandescentes leitosas sempre de forma indireta.

Este ambiente deverá ser bem iluminado pois é uma área comum e de grande circulação, e também deve-se atentar para não usar lâmpadas com altas temperaturas de cor.


3 comentários:

  1. Adoooro esse aconchego da iluminação usado de forma correta. bjs

    ResponderExcluir
  2. lindas fotos
    Beijinhos
    Cah

    http://esmaltesdacah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amada, tô passando rapidinho só pra dizer que tá rolando um soretio baphooooo lá no bloguito. É uma regata animal print, hehehe.
    Te espero lá.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails