quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

REDAÇÃO....TEMA FUTURO...


Voce tem opinião própria?

Dizia minha professora de primario...

vire a página do seu caderno e vamos fazer uma redação..

Conte a história da sua casa,

do seu vizinho,

do que leu,

do que aprendeu..

do que viu na rua,

do que vc achou engraçado.

ficou triste..

nos dava uma dica de como escrever, só depois de perceber nossas dificuldades.

de como ficar com uma folha em branco sem saber o que escrever.

por isso tenho imagens nítidas de alegrias e tristezas na infancia.

amigos de brincar na rua,

riqueza de detalhes que tento passar a meus netos.

e para minha surpresa, meu neto desenhou na escola.

a fazenda da vóvó.

Sou sul-matogrossense ...

no céu da minha infancia o céu era colorido de tucanos, araras

agro-pecuaria desmatou, acabou com o céu colorido.

tenho nas narinas o cheiro do gado de hoje, do curral, do gosto do leite

e na memória o gosto do belo e LINDO céu azul...

do rasgar o céu das araras com balburdia, pois quando paravam numa arvore

ela criava vida de sons inesquecíveis.

o céu dos tucanos era silencioso e colorido de laranja, umas duzentas...

Incrível....

Ao fazer meu neto dormir..

falo do porco, da galinha, da vaca...

do pintinho, da onça, do cavalo...

ele completa....

girafa, elefante, tigres.

Eu retruco....nada mal..

ele tem uma fazenda e me conta em detalhes.

pelo jeito gosta de tartarugas, na minha tinha tatu.

Na escola desenhou com riquezas de detalhes a fazenda da vóvó.

Tinha riacho, galinha e claro uma tal de girafa.

Era para desenhar numa folha branca o que quizesse ...

Um dia vai fazer uma redação.

Pois eu brigo com ele, discuto para um dia contestar, protestar..

Criticar...

Pensar...

Estava lendo na praia a revista Negócios.

Uma engenhoca fantástica, um japonês criou um bambu (com sementes e adubos) espalhados na natureza por um avião, mas ele caía com tanta força que enterrava muito na terra e a semente apodrecia e não germinava, estou falando de reflorestamento, sugeriram então uma rabiola (pequenina) igual a da pipa, resolveu seu problema, suavizou a queda e as sementes germinaram, não escondeu que inspirou nos pacotes e embalagens do Mac Donald s.

Então vou contar ao meu neto uma história diferente.

Cortaram todas as arvores para as vacas terem capim para comer, e os pássaros voaram para outras arvores, onde tinham frutas para comer, arvores para dormir, descansar, fazer ninhos para nascer mais filhotinhos e ter mais céu colorido e árvores com vida.

Mas um príncipe de olhos rasgadinhos com seu cachecol, de seu avião, jogou setas na terra com sementes e reflorestou toda mata e nasceram mais arvores e naceu a ESPERANÇA.

Sabe, ele inventou uma engenhoca inspirada no Mac Donalds, ele vai amar.....rs...e tem mais tem rabiola...já pensou? Que legal...

Voce pode inventar uma engenhoca sabia?

Ele adora o Tio, então vou contar todas engenhocas que o Tio fez quando criança.

Vou contar também que a vaca dá leite, carne e que precisamos dar um jeito novo de viver, sem agredir a natureza.

Como diz Eike Batista, quando acaba a montanha eu uso de 10 a 20% do lucro em reflorestamento, é pouco, ninguém faz, mas eu faço...

E diz pagar impostos e que todos devem pagar, pois só assim um dia todos poderão protestar, pedir menos impostos, se vc não paga os impostos não tem como protestar, fica sem argumentos.

Se setas de bambú com avião fazem o reflorestamentos em lugares inacessíveis, segundo ele, o que não podemos fazer co que está ao nosso alcance.

Contar histórias para virar realidade.

Não podemos pensar em ficção, mas na realidade, no óbvio, no possível.

Gil

4 comentários:

  1. Gil, fiquei encharcada de esperança. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Gil, adorei seu post, recordei de minha infância. Não sei como serão meus netos (se algum dia os tiver) minha filha hoje com 13 já argumenta, critica e opina sobre tudo (no meu tempo criança não podia falar sobre assuntos de adultos)
    Eike Batista é alguém com uma certa visão prática para negócios, e eu concordo com ele quando diz que todos temos que pagar impostos, pois só quem paga poderá protestar. Se todos pagassem e todos fizessem reflorestamento, não precisariamos nos preocupar com o futuro.
    O óbvio é possível, agirmos de forma correta e dentro da lei....faria toda a diferença.
    Grande abraço
    Adelaide
    http://euseivoucontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gil, que delicia ler esse texto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil
    Creio que é somente desta maneira que veremos no futuro uma natureza bem cuidada, ensinando a criança a amar e cuidar da natureza...faço isto tambem com meus netinhos, e eles tão pequeninos já estão de olho no que o pai , os tios, o vovô faz...não pode cortar uma árvore, e se cortar tem que plantar outra...o lixo, no lixo...a nascente bem cuidada...minha esperança está nas crianças...
    Que Deus nos abençoe!
    beijinhos
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails