segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rendo-me ......artes e decorações.....arquiteturas e costuras....Moda....


























Olé mulher rendeira,
Olé mulhé rendá
Tu me ensinas fazer renda,
Eu te ensino a namorar.

Namora desavergonhadamente com a arquitetura, decoração, vestuario , arte,
os marinheiros inventaram uma renda cheia de nós, Zé do Norte quando escreveu esta música sabia do que falava pois o Norte de nosso país está cheio delas, mulheres rendeiras.
Na mitologia grega a pobre Penélope de dia tecia e de noite desmanchava, enganava seu pai no término da confecção, pois sua grande paixão Ulisses não voltava da guerra e seu pai queria casa-la novamente no término de seu bordado, quem não conhece essa história?
Em Portugal decidiram ter luz elétrica no dia 25 de abril de 1974 (Revolução), que bom para as bordadeiras da Ilha da Madeira, não iam perder mais suas agulhas a noite, uma poetisa escreveu "Ponto de Sombra" na qual vou postar, pois é linda.
As rendas de bilro, na verdade só é usado por mãos muito experientes (quarta foto) bilro é o instrumento de metal ou madeira usado pelas rendeiras.
Macramê significa nó, renda feita de nós, tem varias histórias, dou mais crédito aos marinheiros na arte de fazer nós.
Ser rendeira ´é profissão de familia, que passa de mãe para a filha.
As rendeiras do Norte de noso país, uma tira de papelão com o desenho (furos) da renda, um punhado de lfinetes, linhas de carretel ou novelo, mechas de fio de seda, 2 espinhos de mandacaru confeccionadas nas beiras das estradas (ficam encardidas e sujas devido o pó daí a preferencia para a rendas confecicionadas em praias, brancas feito areia).
Temos o crochet (gancho em frances), renda feito com agulha apropriada com a ponta em forma de gancho.
Tricot , são duas agulhas longas, cujos pontos são linhas entrelaçadas de formas alternadas com varias combinações de pontos para tecer a malha.
Tear, uma das formas mais antigas de tecer o tecido, mas rendas e malhas também, basta uma ripa de madeira e pregos, claro que existe uma técnica a ser aperfeiçoada.
Exige total concentração na confecção das mesmas.
Quem resiste a este romantismo, uma cerca como na imagem acima, rendada, da tatuagem de uma cinta liga rendada na perna, a renda pressionada contra o barro como um carimbo, o couro rendado no sapato, o aço cortado, elaborado que em qualquer canto por si só, já basta.
A renda sempre tem um espaço reservado em qualquer tempo, costurados em enxovais de bebe, nas toalhas de mesa, roupas íntimas, não importa, ela está sempre presente e acredito que é pra ficar........a renda e uma forma de renda para a família, Imposto de RENDA que é problema...rs


8 comentários:

  1. Gil, parabéns pela beleza deste post. Sou apaixonada por rendas, crochês em tudo. Viu a maravilha dos sapatos, MDFs, arabescos nos móveis, paredes, como vc postou? Tenho a colcha de crochê que minha bisavó fez para a minha mãe, de enxoval. Está perfeita! Que qualidade de linha! Hoje, usam uma linha brilhante, que sinceramente não me agrada. Mas reafirmo, está uma beleza! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Nem sei como cheguei aqui, mas deve ser atração pelo tema, pois adoro rendas. E gosto de todas elas, das feitas pelas artesãs do norte/nordeste, às mais sofisticadas, do tipo 'guipure'.
    Belo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. As rendas são realmente lindas, adoro a delicadeza.Também adoro crochê.

    Beijos

    Edilaini

    ResponderExcluir
  4. Gente, que rendas maravilhosas, me apaixonei! Trabalho divino.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Gil, adorei
    beijos,
    http://janedesignblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai Gil, qta coisa linda!!!

    vc é a delicadeza em pessoa!!!

    Um super beijo =D

    ResponderExcluir
  7. MENINAS ESSAS RENDAS SÃO ENCANTADORAS. LINDAS DE VIVER. BEIJINJOS E UMA BELA TARDE...

    ResponderExcluir
  8. Post maravilhoso e ainda mais em ver uma renda tão encontrada na minha região - o NORDESTE - a renda de bilro.
    As artesãs daqui trabalham muito com a linha Janete da marca Círculo, quase a maior parte da produção dessa linha é comprada quase que exclusivamente pelo estado do Ceará (informações estas fornecidas por uma funcionária da Círculo, que ao vir aqui em Fortaleza, ficou encantada com as camisetas em renda de bilro feitas com esse artigo),
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails