terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Coleção da Neon-SPFW....fonte de inspiração Elsa Schiaparelli, união da arte e Moda.

Neon - SPFW
SPFW - Neon
Duda Molino - Neon - SPFW
1927 - vestido esqueleto.


Vestido Lagosta desenvolvido em parceria com Salvador Dali.



Elsa Schiaparelli (Roma, 10 de setembro de 189013 de novembro de 1973) foi uma das maiores estilistas italianas durante a Belle Époque.

Elsa Schiaparelli foi uma estilista italiano muito proeminente. Ela é considerada como um dos melhores designers de moda, ao lado de Coco Chanel, entre a Primeira Guerra Mundial ea Segunda Guerra Mundial. Ela é conhecida por seus projetos surrealista e quando ela não mudar seus projetos para refletir as mudanças da moda depois da Segunda Guerra Mundial, ela foi obrigada a fechar seu negócio. Ela recebeu o incentivo para abrir seu próprio negócio desenhar roupas da estilista francês Paul Poiret.

Muitos de seus desenhos apareceu na Vogue e foi a partir de colaborações de artistas surrealistas como Salvador Dalí e Jean Cocteau ajudá-la a projetar seu vestuário. Com Cocteau ela desenhou um casaco jaqueta e à noite. Os desenhos que ela fez com Dali nunca foram oficialmente nomeados, e estes foram os que ela era mais conhecido.Os desenhos são simplesmente conhecido como:

Lagosta Vestido : um 1937 de seda à noite vestido branco simples, com uma cinta púrpura com uma grande lagosta na saia. Dali pintou a lagosta.

Lágrimas Vestido: O vestido era parte da coleção 1938 do circo. Foi um fino vestido de noite branco estampado com um desenho de Dali rasga e lágrimas. O vestido foi usado com um véu da coxa.

Esqueleto Vestido : O vestido era também parte da coleção 1938 do circo. Era um vestido preto de crepe gritante com os ossos acolchoados se assemelha a um esqueleto.

Shoe Hat : A coleção 1937-1938 caracterizado um chapéu em forma de sapato de salto alto. O salto do sapato está para cima e os pontos dos pés sobre a cabeça da pessoa que desgasta o chapéu.

Embora Schiaperelli era bem conhecido por suas contribuições, ela manteve sua posição sobre o seu senso de moda, e quando os tempos mudaram, ela não mudou com eles para manter sua fama e fortuna.

Nascida no Palazzo Corsini, Elsa era filha de um decano da Universidade de Roma e uma autoridade em sânscrito. Era sobrinha de Giovanni Schiaparelli, com o qual passou muito tempo estudando os céus. Estudou Filosofia na Universidade de Roma e nesta época, publicou um livro de poesia erótica que chocou sua conservadora família. A Família Schiaparelli a enviou para um convento até que se declarou em greve de fome. Aos 22 anos aceitou um trabalho em Londres como babá. A viagem a Londres lhe deu sua primeira oportunidade no mundo da moda, ao ser convidade a um baile em Paris.

Passou o início de sua vida de casada nas cidades norteamericanas de Boston e Nova York e em 1920 mudou-se para Paris. Em 1928 abriu uma loja chamada Pour le Sport. Sua própriaMaison, viria a ser lançada um ano depois (1929).

Contratou artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como por exemplo o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau. Os movimentos artísticos do cubismo e do surrealismo tiveram influência sobre suas criações. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look.

Elsa Schiaparelli lançou broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava em suas roupas signos do zodíaco. Criou o tom de rosa que passou a chamar “rosa choque”.

Ao realizar a fusão de arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidos e em 1949 abriu uma loja filial em Nova York. Realizou seu último desfile em 1954, vindo a falecer em 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails