segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tatuagens de Henna e sua história







A tatuagem indiana em sua maioria é feita no corpo feminino para que traga sorte e saúde aos casamentos indianos. Este ritual já acontece a mais de mil anos nos países acidentais e está associado diretamente à transcendência e a transformação das mulheres.
Em geral, as noivas na Índia têm sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre os preparativos do casamento e é claro sobre a lua-de-mel. Este que leva o nome de Mehendi pode durar várias horas ou até mesmo dias.

Henna é o nome árabe dado a uma árvore de nome científico Lawsonia Inemis, cujo potencial destacado e uso medicinal é diminuir a temperatura do corpo humano.
Graças a isto, no mundo árabe surgiu o costume de usar esta árvore para baixar as altas temperaturas causadas pelo delicioso clima do deserto. Como as aulas de história têm ensinado a mais de um de nós, os árabes tinham o costume de andar por estes desertos em caravanas (geralmente comerciais) e desenvolveram o costume de moer esta planta para criar uma pasta que colocavam em seus pés e mãos para refrescar o corpo. Como não podia ser menos, eles começaram a notar que com este processo, suas peles ficavam tingidas por um bom tempo e foi aí quando começaram a ponderar a ideia de usá-la para enfeitar os corpos com lindos desenhos.

Lawsonia Inemis, árvore com a qual se elabora a Henna.

Ao começar em pensar na Henna como uma tinta para desenhar o corpo, mudaram o procedimento. Os árabes começaram a secar as folhas da planta para fazê-las pó e depois misturar esse pó com água para assim terem uma tinta com a qual podiam colorir não só as peles, mas também o cabelo. Como acontece isto? A Henna possui um componente que ao contato com o ar se oxida e atua como colorante.

No Oriente Médio este jeito de arte corporal está denominado Mehendi, e por lá seu uso mais comum nos dias de festas ou por simples vaidade. Mas em países como Marrocos, Mauritânia, Egito e Sudão pode-se ver como as noivas enfeitam seu corpo com Henna. Lembrando do velho uso nos desertos, o mais comum é desenhas os pés e as mãos.

Você tería imaginado que as tatuagens de Henna surgiram no mundo árabe?


2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails