quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O tecido que não é tecido...não-tecido é um tipo de tecido técnico

O que é um tecido não tecido?


Não-tecido é um tipo de tecido técnico.


A diferença entre o papel e o não tecido é uma porcentagem de fibras vegetais e pelo processo de fabricalçao, o tecido tem linhas entrelaçadas e não tecido para se entender é como se fosse feito numa prensa.


Existem várias tecnologias para se fabricar um não-tecido. De modo geral, a indústria papeleira, a têxtil (fiação e acabamento) e a do plástico, influenciaram muito nas tecnologias hoje existentes.
No mundo é prática, e os não-tecidos basicamente podem ser classificados pelo processo de fabricação, matérias primas,características das fibras/filamentos, processo de consolidação, gramatura, processo de transformação e/ou conversão, ou associação desses elementos.


Para entender melhor ele é usado nos vestuarios como entretela (tela=tecido), é usado entre os tecidos, daí o nome entretela para dar reforço .


Existem as colantes e não colantes, para bordados, ombreiras e forros de paletós.


Nos calçados, nas palmilhas e em couros como a pelica, muito fina, ela é entretelada e dá firmeza.


Nos automóveis nos filtros de óleo e ar, tetos....


A fita adesiva, etiquetas, sacos e fitas para presentes não não-tecidos.


É usada na construção para impermeabilização, isolante térmico e acustico, usado nas persianas e panos de limpeza.


Fraldas descartáveis, lenços umedecidos, absorventes higienicos.


Nos hospitais por serem descartáveis, toucas aventais e curativos, dos curativos que sobraram na primeira guerra mundial, as enfermeiras os usavam como absorventes e a história se espalhou.


Na época da primeira guerra mundial entre 1914 e 1918 os cientistas inventaram um tipo de tiras de algodão super absorventes para atender os feridos, porém as enfermeiras usaram para outros fins (fluxo menstrual).


Pós guerra sobrou muito destes curativos, as enfermeiras difundiram o quanto estas tiras era úteis para as mulheres e assim a empresa Kimberly Clarck se encarregou de comercializar os primeiros absorventes descartáveis em 1921.


2 comentários:

  1. Ai ai, esse blog me inspira!!! Olá @miga Gil, fiquei mmmuuuiiito feliz quando vi que vc estava me seguindo, brigaduuuuuu... Amei o novo post... Bjos @miga, e venha me visitar sempre que quiser...

    ResponderExcluir
  2. Oi Gil, linda bolsa e cadeiras!!!
    Eu aprendi a fazer croche qdo tinha 7 anos, minha mãe é quem me ensinou, eu fazia roupas para as minhas bonecas,...rsrsrs...
    Bjos Rommy

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails