quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História do chocolate e construções como a Torre Eiffel , jogo de xadrez, tudo de chocolate








Jornalistas observam barra de chocolate gigante neste sábado (11) na cidade armênia de Yerevan. Uma companhia local afirma ter quebrado o recorde mundial de maior barra de chocolate do mundo. Ela tem 4,41 toneladas e mede 5,6 metros por 2,75 metros, com 25 centímetros de espessura. Ela foi feita usando cacau importado de Gana. O recorde anterior, com uma barra de 3,58 toneladas, havia sido estabelecido em 2007 na Itália. A barra será comida no próximo dia 16, para celebrar os dez anos da empresa. (Foto: AFP)






NIKE






blognodesign.com



carlaplace.virgula.uol.com



brogui.mat.uol.com

História do chocolate




O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história. A civilização maia cultivava o cacau em seus quintais. Das sementes, fazia-se uma bebida amarga chamada xocoatl,[2] geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço.
Resíduos de chocolate encontrados numa peça de cerâmica maia de Río Azul, na Guatemala, sugerem que já era utilizado como bebida por volta do ano 400 d.C.
Em novembro de 2007, arqueólogos encontraram vestígios de uma plantação de cacau datada de 1100 a 1400 a.C., em Puerto Escondido, Honduras. Pelo tipo de recipiente encontrado e pela análise de seu conteúdo, concluiu-se que produzia-se uma bebida alcoólica pela fermentação dos açúcares contidos na parte branca que envolve os grãos.
Documentos a respeito dos hieróglifos maias dizem que o chocolate era usado tanto para fins cerimoniais como no cotidiano.
Na América Central pré-colombiana, grãos de cacau eram usados como moeda. Todas as áreas conquistadas pelos astecas eram obrigadas a plantar cacau e pagar um imposto em grãos.
Mas os europeus só foram apresentados a esse grão após a derrota dos astecas por Cortez, no século XVI, quando passou a ser consumido pelas cortes europeias na forma de bebida. Para acompanhar a demanda da novidade, o exército espanhol começou a cultivar o cacau em plantações na América, usando o trabalho de escravos nativos. Na Europa, apenas a realeza e os ricos podiam se dar ao luxo de consumir o caro produto importado. Na Inglaterra, a primeira chocolataria foi inaugurada em Londres, em 1657. Em 1689, na Jamaica, o famoso médico e colecionador Hans Sloane desenvolveu uma bebida à base de leite com chocolate que foi inicialmente usada por boticários, mas mais tarde vendida para os irmãos Cadbury. A Espanha passou a cultivar o cacau em plantações, com mão-de-obra africana escravizada.
Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Quando a Revolução Industrial chegou, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.



Um comentário:

  1. =D

    Gil, pq vc não retira a opção de verificação de palavras? Seria tão melhor para nossos coments! Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails