quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Panela de Barro.

Quem resiste a um jogo de panelas de barros, o preço estava ótimo em Goiás e ficam lindas na mesa, mas sempre usei panela de barro, não fotografei pois está sem tampa e faço arroz quase todos os dias e tampo com um prato, eu não sabia queimar, pois quando ganhei me ensinaram a untar a panela e a tampa de óleo e colocar no fogo, eu coloquei separadas e a tampa estourou, então aprendí, a queima é com a tampa na panela. A telha é para peixe.
O sabor é diferente, muiiiiiito gostoso.




Sempre usei panela de barro, ela demora para aquecer e desligar as chamas do fogão tudo Al dente, mal cozido, pq a panela fica tão quente que continua cozinhando, senão gruda no fundo igual as panelas de inox, o mesmo processo de uso.

HISTÓRIA DA PANELA DE BARRO

As panelas de barro são os utensílios de cozinha mais antigos que existem. Praticamente todos os povos da terra em algum momento a utilizaram. Das panelas de barro, secas apenas ao calor ambiente, os povos passaram a coze-las em fogueiras e fornos, daí surgindo a cerâmica.


No Brasil, é bastante afamado o artesanato típico da cidade de Vitória-ES, que consiste em panelas de barro, feitas artesanalmente pelas Paneleiras de Goiabeiras, sem o auxílio de forno, cozidas em fogueiras a lenha, e recebendo logo após, uma tintura de tanino num ritual conhecido como "sova", de acordo com a tradição indígena. Na mesma tradição, a cidade de Alegre, também no estado do Espírito Santo, tem seu artesanato de panelas de barro reconhecido.

No Nordeste, nas feiras populares, há grande comércio de panelas de barro artesanais.

Na região-centro oeste, na cidade de Pirenópolis, em Goiás são famosas as panelas de barro da família de D. Eva.

Existem panelas de barro de diversos tamanhos e são utilizadas no preparo de diversos pratos, como a moqueca capixaba e a torta capixaba. Também é usual utilizar caldeirões de barro para servir feijoada.


[editar]Forma de preparar uma panela de barro nova

  • Unte a panela de barro, sem uso, com 2 colheres de óleo de cozinha;
  • Leve-a ao fogo e deixe queimar até o óleo acabar;
  • Em seguida, coloque a panela para esfriar e lave-a;
  • Está pronta para usar.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails