Eu adorei estes brinquedos pq tem a possibilidade de confeccionar até com ajuda da criança e pra quem trabalha com isso, vende o ano inteiro nos aniversários. Imagina nestes dias de chuvas com as crianças em casa, bem que eu queria uns brinquedos destes. Um brinquedo destes ensina a criança a ser organizada pq tem que guardar todas as partes do brinquedo senão perde a função do jogo.
Meu neto quando não queria tomar banho, comprei peixinhos de plásticos e colocava num balde dentro do box, a coisa funcionava muito bem.
Gostei bastante da minhos, essa minhoca deve ter algum velcro para colar nos peixinhos. Cadê o Nemo?
Com certeza no final da pescaria brincaria de fritar os peixinhos, rs
Adorei as garagens pq os brinquedos ficam organizados
Meu netos estava soletrando e já lê algumas partes dos livros de estórias com 6 anos.
Para aprender a usar o relógio.
Aqui dá pra ver bem como é a confecção destes livros, como prender, o uso dos botões, cheio de detalhes.
Ecológicamente correto e ainda dá para guardar alguns brinquedos dentro do pneu.
Este tapete já está pronto para a brincadeira.
Fontes de imagens:
johnandjackidaley.blogspot.com
leafytreepspot.blogspot.com
etsy.com
refugecreative.blogspot.com
ripegreenideas.com
decorati0ns.net
Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis
Tizuko Morchida Kishimoto Universidade de São Paulo
Correspondência:
Tizuko M. Kishimoto
Faculdade de Educação (EDM) – USP
Av. da Universidade, 308 – Bl. A
05508-900 – São Paulo – SP
e-mail: tmkishim@usp.br
Resumo
A identificação dos brinquedos e materiais pedagógicos e a caracterização de usos e significações para profissionais de educação infantil de São Paulo, que atuam com crianças de 4 a 6 anos, justificaram uma pesquisa tipo survey, acompanhada de recursos etnográficos (entrevistas, observações, vídeos), no período de 1996/1998.
Estudos mostram que, dentro de uma instituição infantil, a organização da rotina, o espaço físico, seus objetos e materiais educativos influenciam os usuários na representação, determinando, em parte, a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem nesse espaço, definindo formas de socialização e apropriação da cultura. Pretendeu-se diagnosticar, pela triangulação de informações de entrevista, observações e vídeos, as razões para escolha e uso de determinados brinquedos e materiais pedagógicos.
Os resultados indicam que a educação infantil da rede pesquisada apresenta concepções de criança – destituídas de autonomia – e de educação infantil voltadas para aquisição de conteúdos específicos. Os brinquedos e materiais pedagógicos mais significativos são os chamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas; e os de educação física, para o espaço externo. Brinquedos que estimulam o simbolismo e a socialização, como jogos de faz-de-conta, construção e socialização, aparecem com percentuais insignificantes, apontando o pouco valor da representação simbólica e do brincar.
Palavras-chave
Brinquedos – Materiais pedagógicos – Educação infantil – Cultura escolar.
Vale a pena conferir aqui:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022001000200003
Tizuko M. Kishimoto
Faculdade de Educação (EDM) – USP
Av. da Universidade, 308 – Bl. A
05508-900 – São Paulo – SP
e-mail: tmkishim@usp.br
Resumo
A identificação dos brinquedos e materiais pedagógicos e a caracterização de usos e significações para profissionais de educação infantil de São Paulo, que atuam com crianças de 4 a 6 anos, justificaram uma pesquisa tipo survey, acompanhada de recursos etnográficos (entrevistas, observações, vídeos), no período de 1996/1998.
Estudos mostram que, dentro de uma instituição infantil, a organização da rotina, o espaço físico, seus objetos e materiais educativos influenciam os usuários na representação, determinando, em parte, a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem nesse espaço, definindo formas de socialização e apropriação da cultura. Pretendeu-se diagnosticar, pela triangulação de informações de entrevista, observações e vídeos, as razões para escolha e uso de determinados brinquedos e materiais pedagógicos.
Os resultados indicam que a educação infantil da rede pesquisada apresenta concepções de criança – destituídas de autonomia – e de educação infantil voltadas para aquisição de conteúdos específicos. Os brinquedos e materiais pedagógicos mais significativos são os chamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas; e os de educação física, para o espaço externo. Brinquedos que estimulam o simbolismo e a socialização, como jogos de faz-de-conta, construção e socialização, aparecem com percentuais insignificantes, apontando o pouco valor da representação simbólica e do brincar.
Estudos mostram que, dentro de uma instituição infantil, a organização da rotina, o espaço físico, seus objetos e materiais educativos influenciam os usuários na representação, determinando, em parte, a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem nesse espaço, definindo formas de socialização e apropriação da cultura. Pretendeu-se diagnosticar, pela triangulação de informações de entrevista, observações e vídeos, as razões para escolha e uso de determinados brinquedos e materiais pedagógicos.
Os resultados indicam que a educação infantil da rede pesquisada apresenta concepções de criança – destituídas de autonomia – e de educação infantil voltadas para aquisição de conteúdos específicos. Os brinquedos e materiais pedagógicos mais significativos são os chamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas; e os de educação física, para o espaço externo. Brinquedos que estimulam o simbolismo e a socialização, como jogos de faz-de-conta, construção e socialização, aparecem com percentuais insignificantes, apontando o pouco valor da representação simbólica e do brincar.
Palavras-chave
Brinquedos – Materiais pedagógicos – Educação infantil – Cultura escolar.
Jogo educativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jogos educativos para além da parte lúdica, os videojogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem
através da interacção.
Incitam à resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades
cognitivas, literacia, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva.
Jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um
processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade.
Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos
mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo
tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva.
Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como
coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
A palavra jogo é originária do latim: iocus, iocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a
regras, entre outros.
De acordo com Leal (2005), o jogo é uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de
uma situação de engajamento social num tempo e espaços determinados, como características próprias
delimitadas pelas próprias regras de participação na situação “imaginária”.
A maior parte dos jogos educativos é voltada para o público infantil.
Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras.
Os jogos de enredo também são chamados de jogo imaginativo, de faz-de-conta, de papéis, simbólico ou
sócio-dramático.
Os jogos de enredo visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador.
Neles, as crianças se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que
gostariam de vivenciar.
Um bom exemplo de jogo de regras é o xadrez. Nele, a situação imaginária está subentendida e as
normas orientam a brincadeira.
Os participantes ficam atentos a finalidade do jogo e no atendimento aos códigos por eles compartilhados.
[editar]
Referências
- BORGES, Dina do Socorro Paiva; OLIVEIRA, Isabel Cristina dos Santos & OLIVEIRA,
- Romualdo Tavares de.
- Jogos na sala de aula: Brincadeira com aprendizagem significativa. Página visitada em
- 20 de julho de 2009.
- HAMZE, Amélia. O jogo educativo como fato social. Página visitada em 20 de julho de 2009.
- LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando
- (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética.
- Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
Bom Dia Gil, Adorei essa ideia dos livrinhos, bem original...
ResponderExcluirGosto muito de brincar com as crianças, sempre estou em busca de opções diferente de brinquedo, didácticos, ecológicos e os antiguinhos.
Otima dica, bjs
Oi Gil, amei essas ideias e o bacana é que dá para por a mão na massa e construí-los, adoro o faça você mesma.
ResponderExcluirO que os brinquedos podem ajudar o desenvolvimento das crianças é indiscutível.
Adorei a ideia do pneu.
Beijos
Eli
Oi Gil,
ResponderExcluirlindos os livros em tecidos, deu vontade de fazer pelo menos o da garagem que me pareceu o mais fácil, rsrsrs, tenho certeza que as crianças vão adorar.
Beijos
Lola
Mega legal!! Brincar assim é muito saudável
ResponderExcluirbjs
juliana
Adoro as suas ideias. E tenho divulgado na escola. Esta, por exemplo é giríssima para a biblioteca, paraa atividade objetos que contam histórias. Não me importo nada que divulgue o meu trabalho, só tenho a agradecer a riqueza do seu blog, que nos permite seguir ideias tão fantásticas! Bjs
ResponderExcluirola Gil, tudo bom?
ResponderExcluirAdorei as suas dicas, eu tenho um sobrinho de 4 anos que tem um livro com a estoria dos 3 porquinhos em tecido, veio de Portugal e é lindo, e ducativo e super estimulante..essas ideias que você trouxe são maravilhosas!!!!
Um abração querida e boa semana.
Muito legais as ideias dos brinquedos.
ExcluirVc. já tem neto??!!!
Boa semana. Bjs
Oi amore adorei o seu blog e as suas idéias quanto ao livrinho infantil.
ResponderExcluirVoce tem apostila desse livrinho?
se tiver me mande um retorno no meu email por favor:
mariabnabao@hotmail.com
obrigada
bjs
Maria Nabão
..