domingo, 17 de junho de 2012

STENCIL, na decoração dos móveis, pintura das paredes, pisos, bolos, no cabelo, nas escadas.......


 O estêncil ou stencil começou com a invenção do papel na china e no meu tempo de escola usávamos os raio x descartados de acetato, porém o acetato compramos em lojas de artesanatos, livrarias, parece um plástico transparente. Voce pode fazer o desenho desejado, usar o estilete e deixa-lo vazado, podendo usar o rolo ou pincel chato, próprio para stencil, ou poderá comprar o stencil já recortado e pronto, mas muitas vezes queremos a mesma estampa de um tecido dos estofados para as cadeiras, daí você desenha e recorta e faz um composê, fica linda, depende do tema escolhido também para a sua decoração.
Adorei este desenho do teto, dá um efeito muito legal e o custo é baixíssimo.

http://www.designamour.com/category/stencil-art/


É fantástico este site, visite tem vários passo a passo, tudo sobre stencil, eu acesso o google para acessar o site e coloco para traduzir.

http://www.bluecricketdesign.net/?s=stencil
 Aqui ensina se vc não encontra o desenho desejado e quer copiar um desenho, como fazer, com acetado, papel manteiga, raio x dispensado e tem o passo a passo do stencil art, nas paredes, portas




 É o que disse acima, copiaram o desenho do tecido da cadeira, copiaram e passaram para o encosto, personalizou, adoro coisas diferentes que só nós podemos fazer.
http://www.domesticimperfection.com/2012/05/paisley-stenciled-table/
Aqui tem o passo a passo e o efeito é incrível.

Também ví na Margarete Arquitetando.

http://margaretearquitetando.blogspot.com.br/2012/06/reforme-uma-mesa-com-stencil.html




 Outra ideia fantástica e bantante simples é usar a renda, já ví uma mesa inteira rendada usada como stencil e ví bolos com nome das pessoas, simplesmente recortaram um papel manteiga, ou colocam o nome, a idade e neste caso acima ficou floral. Imagina um bolo inteiro assim, estes caseiros que fazemos no final de semana, na forma mesmo, fazer isso, vai ficar bem interessante.


 É uma facilidade, primeiro pinte a peça inteira e depois use o stencil e pinte com a cor desejado.


 Um desenho mais elaborado nesta parede, neste caso aconselho dois ous tres stencil, use o rolo edepois faça alguns retoques com o pincel.
Não é fácil, mas também não é impossível principalmente se for uma parede só.


 Observem a parede com tinta fosca e depois o stencil com brilho ou vice versa, o brilho e o fosco, a criatividade ão tem limites.




Quer recuperar um tapete antigo e manchado, olhe só o resultado e o efeito do stencil, encontrei aqui:

A Margarete postou o passo a passo




 Aqui mostra até uma criança brincando com o pincel, no meio de tantos desenhos, algumas imperfeições não faz a menor diferença, aconselho a usar um pincel como este e vai batendo e não pintando e tire o excesso da tinta, já fiz uma mesa, por isso dou as dicas.


 Vai no cimento.
http://www.lovelyetc.com/2012/01/amazing-painted-floors-how-to.html
Aqui tem o passo a passo do piso, ela arrancou um carpete velho, lixou, deu um trabalhão mesmo! Piso muito limpo para não pegar o pó na tinta, senão não fica lisinho e a coisa complica, enfim a técnica do stencil é a mesma para qualquer objeto e a solução é pesquisar a tinta correta a ser usada, para piso e não descascar, paredes, tecidos, móveis (madeira).


 Na parede com rolo.


 E o pincel chanfrado que falei, particularmente gosto muito.

http://www.cuttingedgestencils.com/large_stencils_wall.html
http://ppebble.blogspot.com.br/
http://style-files.com/2007/08/02/muurwerk/
 Olha só que moderno.

 Uma madeira desta, encostada na parede, poderá ser arabescos, letras números, desenhos.

Um monograma.

 Exemplo de arabesco, tem muitos na interenet para vender também, não esqueça do tamanhos, nas paredes quanto maior melhor. Prenda com fita crepe para facilitar.

http://blogillustratus.blogspot.com.br/2010/12/christian-guemy-c215.html
Quer estudar um pouquinho, aprender, ler, pesquisar mas pesquisar mesmo porque não tem pouca informação, vai lá neste blog...
Eu coloquei a Arte de rua porque a maioria usa stencil.




Se quiser ler completa confira neste link pois é bem interessante este site e tem um video.

 A origem do stencil se encontra na China, juntamente com a invenção do papel, no século 105 d.C. Antes disso a técnica utilizava-se de elementos naturais, como folhas e rochas, para fazer as máscaras das partes que não se podia colorir com os pigmentos.
Com o uso do papel se começou a entalhar a forma, o desenho, a escrita e tudo o mais que se quizesse reproduzir fielmente.
Se pode dizer que o stencil foi a primeira forma de gravura.
Nos anos 600, na China, começaram a fazer desenhos mais complexos e aplicar a técnica para a decoração de tecido, embora com o uso de poucas cores. Foi porém no Japão que a técnica do stencil sobre o tecido se aperfeiçoou com a introdução de uma primeira máscara lavável e, consequentemente, reutilizável. O papel recebia, antes de ser entalhada com o motivo desejado, um tratamento especial com suco de caqui. Isso o deixava impermeável.
O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Se trata de uma técnica simples que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas. Os Fenícios inclusive, utilizavam a técnica de Stencil, para estampar tecidos. Com o passar dos anos o Stencil foi adquirindo outras utilidades, servindo para decorar ambientes ou assinar documentos em série. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, começou a ser utilizado em intervenções urbanas como forma de propaganda de guerra e também como forma de impressao nos uniformes e material de guerra.
Hoje assistimos a um novo movimento artístico chamado Stencil Art, urbano, feito na rua e para arua, os suportes são as paredes das cidades do mundo. Os artistas poucas vezes identificados, utilizam este meio como forma de expressão.



 Uma mesa sem graça, fica bem estilosa.


 Olha o conselho que dei acima, prenda com fita crepe, cuidado ao emendar o desenho para não desencontrar, o que observo aqui também são as tintas metálicas, o brilho e opaco também é bem interessante, principalmente se a cor for preta, parede fosca, com a tinta brilhante é impressionante o requinte e como fica moderno.


 Um desenho inteiro na almofada e como é uma cor só........melhor ainda, sempre prendí no isopor o tecido e espeto o stencil com alfinetes.

 Sabe o que achei interessante aqui, é uma colagem com papéis coloridos e depois colocaram um stencil e pintaram criando uma textura diferente devido a colagem onde é uma cor só e o colorido, muito bonito e interessante de fazer.

http://www.designamour.com/category/stencil-art/
 Gostei muito deste armário e dos outros também, rs

http://madebygirl.blogspot.com.br/




 Olha se não vale a pena.
Quando acontece isso vc vai usar o stencil dos dois lados, para encontrar no meio, dizemos beijar os desenhos e para virar consequentemente vai estar sujo de tinta, limpe bem para não mandar a peça, porém indepedente disto é sempre bom limpar toda vez que vai usar novamente, mesmo em sequencia limpar o stencil.

http://www.cuttingedgestencils.com/paisley-stencil-vintage.html
 Gostei bastante, tamanhos diferentes e as cores também.

http://www.designamour.com/category/stencil-art/
 É o que disse se a parede é grande use dois ou tres stencil, estão secando na escada, já ocorreu da tinta secar tão rapido que nem precisa secar o stencil.
Caso vc tenha a ideia de usar um papel, cuidado absorve a tinta, rasga, passa a tinta de um lado para o outro, complicado.


 Caramba, lembrei minha infancia, usava toalhas de plásticos para pintar panos de pratos, ou só a metade e depous rebordava com linhas e contas coloridas e atém em camisetas.

http://www.designsponge.com/2008/08/lena-corwin-contest-winners.html
 A técnica é a mesma para todo stencil, o unico problema é a tinta correta, para o piso, a parede, tecidos, madeiras, plasticos, mas hoje tem uma variedade tão grande, só acho o PRIMER essencil para toda pintura, devido a manutenção na hora de limpar, dura muito mais, o acabamento é lindo, não descanca.

Quem não gosta?


 Quem vê pensa,..........deu um trabalhar........as vezes leva tempo e capricho, mas não é um trabalho dificil.


 Na bandeja.

 Muito moderno, simples e a peça antiga ajuda muito, olha o estioado da cadeira que show

 Confesso que usei em uma mesa muito grande e pintei a mesa de preto e deixei a cor da madeira, eu usei papel contact, além de ser liso, grudou na madeira e eu não precisava de vazado, o desenho era grande, esperei para secar bem e retirar, algumas manchinhas e nada qu um estilete não resolveu, pe a madeira ficou ao natural e para proteger a madeira natural, invernizei a peça inteira com verniz marítimo, a prova de água.


 Parece que foi usado um peçado de cortina rendada, bem feminino, romântico e o que gostei mais foram as variedades de puxadores .

 Simples, básico, pode até ser um adesivo.

http://www.hgtv.com/
http://blog.hgtv.com/design/
 Olha o stencil colado na parede com fita crepe, observe a distancia dos desenhos e faça coincidir as pontas dos desenhos e um risco para não entortar o desenho na parede.
http://home23duncanboys.blogspot.com.br/
Olha que divertido, deu luminosidade, parece que clareou,rs .........parece a sombra daqueles tijolos vazados e que o sol entrou na casa.


Como não gosto de cortina eu fiquei imaginando quando o sol bater no vidro e a sombra também vai ficar rendada no chão.

http://www.bluecricketdesign.net/?s=stencil
Usou duas vezes o stencil, tem um tipo de sombra aí...muito lindo e simples. Já pensou numa cadeira?


Copiaram o desenho da louça e colocaram no guardanapo, dá para usar um stencil mas no caso aqui eu usaria aquelas canetas de tintas de tecidos, bem mais prático, a não ser usar apenas como guia o stencil.


Eu postei isso em Concreto, piso de cimento, usam um produto químico. Tem textura.


Belo stencil, gostei muito deste piso pq também não gosto de tapete.


Gostei das cores, da manta das flores, dos quadros na parede.
http://loveyourroom.blogspot.com.br/2012/01/create-clover-stencil-wall-treatment.html
Muito legal o link, pois ensina tudo deste ambiente.
Para não enjoar, uma parede só, as almofadas, dá uma cor e não fica poluido, fica personalizado, customizado.

Stencil no tecido da cortina


Olha só fazer isto no piso, num corredor sem graça, já ví stencil num tapete usado e manchado no Blog da Margarete Arquitetandohttp://margaretearquitetando.blogspot.com.br/ , ela sempre dá muitas dicas interessantes, bem interessantes que dá pra gente fazer, por isso gosto de ir lá.


Essa coisa ficou muito moderna.


Fala verdade....show e precisa de tapete pra limpar?

http://style-files.com/2011/01/21/moroccan-stencil-staircase/
Agora são as escadas, esta abaixo está demais, realmente dá um toque, fica uma coisa de bonita.

http://paintit.typepad.com/painter_girl/
Neste site o que tem de stencil e ideias boas, se vc tem interesse, vale consultar;


Até a porta, olha a parede no topo da escada.


Se este desenho fosse um pouquinho menor ficaria centralizado, porém toda arte, trabalhos manuais eu não fico olhando a perfeição não, é tudo lindo.

 Isto é stencil.



Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um númeroletrasímbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.
Por extensão de sentido, um estêncil é também um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impressão por mimeógrafo e a base da pinturaserigráfica. Tanto na mimeografia, como na serigrafia, múltiplos estênceis são usados sobre a mesma superfície, produzindo imagens em mais de uma cor.

[editar]Forma de grafite

Estêncil é também uma forma muito popular de grafite. De aplicação rápida e simples, seu uso reduz o risco implícito na execução de inscrições em locais não permitidos.

6 comentários:

  1. Estou procurando um stencil grande em arabesco e não estou encontrando, sou de SP, se souber onde compra-lo eu agradeço.
    Christofer.

    ResponderExcluir
  2. maravilhosas experiências com stêncil!Parabéns pelo bom gosto!

    ResponderExcluir
  3. Adorei,vou tentar seguir as dicas. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu blog. Parabéns pelas matérias, sempre muito interessantes, com boas pesquisas e retratada numa linguagem gostosa e acessível. Grata pela generosidade e criatividade.

    ResponderExcluir
  5. Ja pensei em usar stencil na decoraçso de vidto de janela.
    A dificuldade era achar
    Fiquei msis empolgada venfo o seu trabalho.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails