Prêt-à-porter
A expressão Prêt-à-porter vem do francês “prêt” (Pronto) e “à-porter” (para levar),
nos termos da moda se traduz por “pronto para vestir” e deriva do inglês
“ready to wear”e foi criado pelo estilista francês J.C. Weil, no final de 1949,
depois do fim daSegunda Guerra Mundial,
em pleno pós-guerra, no auge da democratização da moda
surgiu o prêt-à-porter, libertando asconfecções da imagem ruim
associada ao dia-a-dia,ampliando o campo de ação em todo o mundo
e crescendo diante da decadência da alta-costura.
[editar]Conceito do Prêt-à-porter
Este novo conceito foi responsável dela difusão da moda e da adequação
dos consumidores.
O prêt-à-porter revolucionou a produção industrial, pois era possível criar
roupas em grandes escalasindustriais de melhor qualidade, oferecer uma
grande praticidade, além da variedade não só de estilos,
mas também de preço e lançar novas tendências.
Sendo mais acessível ao público, possuindo a
marca e a assinatura do estilista em peças,
dando ar de sofisticação, mas sem o tom de exclusividade.
Além da acessibilidade surgida com o advento do prêt-à-porter,
a globalização tornou a informaçãomais veloz,
e o que é novidade do outro lado do planeta pode chegar até nós
em questão de mnts.
Em pouco tempo, o que é o último lançamento da alta costura ganha inúmeras
clonagens ao redor domundo.
Com o surgimento do prêt-à-porter, a Alta Costura deixou de lançar a moda,
e as coleçõesprêt-à-porter passaram a ditar as tendências.
Embora as peças industriais sejam produzidas em série,
o prêt-à-porter tem a moda em si, ele uniu a indústria à moda,
acrescenta estilo às ruas, ele da um ar
mais diferente e criativo às peças básicas.
O prêt-à-porter se associou a muitos estilistas agregando
valores estéticos aos produtos, compondo consultoria de estilo.
Com oestilismo, o vestuário industrial
muda tornando-se um produto da moda.
Mais do que apenas uma mutação estética, o prêt-à-porter
propiciou uma mutação simbólica. Criando umsímbolo de alta classe A Grife.
A partir disso, as marcasindustriais se iniciaram no universo da publicidade.
Marcas que deveriam ser intrinsecamente
articuladas à assinatura de umestilista para atrair os investimentos publicitários,
como algopersonalizado com milhares de peças idênticas produzidas
nas indústrias,que seriam desejadaspor pessoas no mundo todo.
Sempre aprendendo aqui!!! bjssssss
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