sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O que significa Prêt-à-porter?

Esta imagem era do passado, porém hoje existem escolas até para crianças e muitos cursos de moda e muitas Faculdades, mas não é fácil principalmente para modelar, muitos desistem, pq a Moda passa esta imagem de Glamour, porém é TRABALHO duro, é um processo que passa pela modelagem, peça piloto, oficinas de costura até chegar ao consumidor final exige até treinamento de vendedoras para saber se um tecido encolhe, como deve lavar, apesar das etiquetas o consumidor está cada vez mais exigente, com a Internet a moda perdeu seu romantismo, é necessário um ritmo acelerado pra todos profissionais da área.




Minha mãe estudou por correspondencia, conseguiu um diploma como costureira, antes acostureira estudava como fazer os moldes, costurava, dava acabamento, passava e entregava a peça pronta para o uso (prontas para levar)...........Pret-a-porter em frances.



Prêt-à-porter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A expressão Prêt-à-porter vem do francês “prêt” (Pronto) e “à-porter” (para levar),

nos termos da moda se traduz por “pronto para vestir” e deriva do inglês

“ready to wear”e foi criado pelo estilista francês J.C. Weil, no final de 1949,

depois do fim daSegunda Guerra Mundial,

em pleno pós-guerra, no auge da democratização da moda

surgiu o prêt-à-porter, libertando asconfecções da imagem ruim

associada ao dia-a-dia,ampliando o campo de ação em todo o mundo

e crescendo diante da decadência da alta-costura.

[editar]Conceito do Prêt-à-porter

Este novo conceito foi responsável dela difusão da moda e da adequação

dos consumidores.

O prêt-à-porter revolucionou a produção industrial, pois era possível criar

roupas em grandes escalasindustriais de melhor qualidade, oferecer uma

grande praticidade, além da variedade não só de estilos,

mas também de preço e lançar novas tendências.

Sendo mais acessível ao público, possuindo a

marca e a assinatura do estilista em peças,

dando ar de sofisticação, mas sem o tom de exclusividade.

Além da acessibilidade surgida com o advento do prêt-à-porter,

a globalização tornou a informaçãomais veloz,

e o que é novidade do outro lado do planeta pode chegar até nós

em questão de mnts.

Em pouco tempo, o que é o último lançamento da alta costura ganha inúmeras

clonagens ao redor domundo.

Com o surgimento do prêt-à-porter, a Alta Costura deixou de lançar a moda,

e as coleçõesprêt-à-porter passaram a ditar as tendências.

Embora as peças industriais sejam produzidas em série,

o prêt-à-porter tem a moda em si, ele uniu a indústria à moda,

acrescenta estilo às ruas, ele da um ar

mais diferente e criativo às peças básicas.

O prêt-à-porter se associou a muitos estilistas agregando

valores estéticos aos produtos, compondo consultoria de estilo.

Com oestilismo, o vestuário industrial

muda tornando-se um produto da moda.

Mais do que apenas uma mutação estética, o prêt-à-porter

propiciou uma mutação simbólica. Criando umsímbolo de alta classe A Grife.

A partir disso, as marcasindustriais se iniciaram no universo da publicidade.

Marcas que deveriam ser intrinsecamente

articuladas à assinatura de umestilista para atrair os investimentos publicitários,

como algopersonalizado com milhares de peças idênticas produzidas

nas indústrias,que seriam desejadaspor pessoas no mundo todo.

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