domingo, 9 de janeiro de 2011

www.somos1so.blogspot.com

Cultura: Para cada roupa, um ponto de vista – Eduardo Viveiros

fonte: (via)
vi
Cultura é o termo que nos distingue dos demais grupos humanos. É a nossa perspectiva. Nosso ponto de vista. É isso que Eduardo Viveiros, nosso consultor de cultura, compara a uma espécie de vestimenta – a roupa que usamos.

Cada roupa tem suas idiossincrasias, e é nessas particularidades que definimos uma chave de identidade pela qual, não só nos individualizamos, mas também enxergamos o outro.

O conceito do homem branco é o de que a alma nos torna únicos. Temos o mesmo corpo, mas a alma nos diferencia. Já para os índios o que torna cada ser único é o corpo. Cada corpo ou forma adotada é único, mas todos compartilham a mesma essência – isso vale para a toda a natureza.

O homem branco acredita que nada é humano, exceto nós. Estamos sozinhos. Na visão dos índios, a chamada condição humana perpassa todo o universo, não é exclusiva aos homens.

Perspectiva: o ponto de vista ou a forma como enxergamos o que nos rodeia também é aplicável a cada um dos animais. Do ponto de vista de uma onça, nós humanos somos porcos do mato – classificados como alimento para ela, mesmo que ela não vista uma roupa ainda tem suas particularidades para organizar seu mundo.

Se a roupa dos humanos for removida fica mais evidente o compartilhamento do mesmo fundo humano. Ao nos desfazermos das roupas, surge o animal, um outro tipo de organização se faz necessário com a dominância do instinto sobre a razão.

Ao utilizar esse recurso, umas das diferenças entre nós e os demais animais, o conceito de cultura pode se desprender de um ponto de vista único e limitado para abarcar multi-pontos. Com mais pontos de vista fugimos do mundo bidimensional e migramos para algo mais complexo, por consequência, com mais dimensões humanas.

E você: quantos pontos de vista utiliza para ver o mundo?
.

2 comentários:

  1. Que ótimo texto. Adorei!!!
    Feliz ano novo querida!!!

    Beijosmil!
    www.catwalkin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito bom texto..
    menina, o meu ponto de vista é muito crítico..

    bjosss e feliz 2011

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails